Reeducação Postural Global

O método revolucionário da fisioterapia, criado por Philippe Souchard

O que é a RPG?

A Reeducação Postural Global (RPG) é um método da fisioterapia que trata disfunções músculo esqueléticas, desde lesões músculares, alterações posturais, hérnias discais, ATM, ou seja, todas as condições de saúde em que há problemas nos nossos músculos ou articulações.

O método da RPG

O método da RPG centra-se totalmente na pessoa, como um ser único e indivisível.

Cada pessoa é única e manifesta uma mesma patologia de uma forma estritamente pessoal, que depende do seu perfil genético único, do seu historial clínico, das suas actividades profissionais e desportivas, entre outros.

O nosso corpo é indivisível, isto implica termos uma abordagem global tanto na avaliação como no tratamento. O corpo não é um conjunto de segmentos isolados, existe uma intima relação entre todos eles.

 

Os 3 princípios fundamentais da RPG

Individualidade

cada indivíduo manifesta uma mesma patologia de uma forma estritamente pessoal, que depende do seu património genético, das suas actividades profissionais e desportivas, de traumatismos, etc..

Causualidade

partir do sintoma em direcção à causa. A causa do problema pode estar distante da zona dos sintomas.

Globalidade

cada pessoa é indivisível. A globalidade implica corrigir ao mesmo tempo a sintomatologia, as fixações e a causa de uma patologia.

Philippe Souchard

A RPG foi criada em França, por Philippe Souchard, em 1981 que após 15 anos de pesquisas no domínio da biomecânica, público o seu primeiro livro o “Campo Fechado”.

Ph Souchard é presidente da UIPTM – Université Internationale Permanente de Thérapie Manuelle, Saint-Mont, França.

É autor de 18 livros, traduzidos em várias línguas.

Actualmente Ph Souchard e a sua equipa leccionam cursos de RPG em vários países, Espanha, Bélgica, Itália, Brasil, Portugal, Canadá, França, Argentina, Suíça, Luxemburgo, Roménia, Peru, Reino Unido, Chile, Colômbia, Uruguai, Venezuela e México.